Dicas Importantes

Mantenha a temperatura do motor do sob controle.

 MTE-THOMSON 

Temperatura sob controle?

Mas o que é isso?

O motor do seu veículo gera muito calor devido a explosão do combustível dentro dele. Este calor deve ser controlado, senão o motor pode fundir. Para que isto não ocorra, existe o sistema de arrefecimento.

 

 

Sistema de arrefecimento

É um sistema complexo que controla toda a temperatura do motor. Assim ele terá maior durabilidade, menor desgaste e atrito, maior economia de combustível, menos manutenção, emitirá menos poluentes e aumetará seu desempenho.

 

 

 

O que compõe o sistema de arrefecimento?

Líquido de arrefecimento – água + aditivo

• Válvula termostática – controla o fluxo do líquido para o radiador

• Radiador – diminui a temperatura do líquido

• Ventoinha – auxilia o radiador a diminuir a temperatura do líquido

• Interruptor térmico - liga e desliga a ventoinha

• Mangueiras – liga o motor ao radiador levando o líquido de arrefecimento

• Bomba d´água – envia o líquido para o todo o sistema

• Sensores de temperatura – indica a temperatura do motor no painel do veículo e ao computador da injeção eletrônica

 

 

É verdade que o líquido de arrefecimento é tão importante quanto o óleo do motor?

A falta do líquido ou o uso de um fora das especificações pode fundir o motor por excesso de temperatura. O líquido de arrefecimento deve ser trocado a cada 15.000 km ou uma vez por ano!

 

 

E os outros componentes?

Todos devem ser checados e inspecionados uma vez por ano e caso tenham problemas, devem ser substituídos. Você sabia que em uma inspeção veicular realizada em 2248 veículos, o sistema de arrefecimento foi o campeão dos problemas?

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O que devo fazer, então?

Simples! Procure tratar o Sistema de Arrefecimento “Preventivamente” e não“Corretivamente”, você já ouviu falar em “Medicina Preventiva?” 

Pois é...o mesmo conceito pode ser aplicado ao seu carro com a “Manutenção Preventiva”!
 
 
 
 
 
 
 
Consulte o profissional reparador Certificado ASE ou os Postos Autorizados THOMSON-CAR e veja as vantagens!
 
 
 
 
Fica mais barato a manutenção preventiva do que a corretiva?
 
 
 
 
 
 
*Custo anual **Valores médios Janeiro/2005 sem a mão-de-obra para veículo popular 1.0
 

 

Outros cuidados importantes:

 

  • Verifique o nível do líquido de arrefecimento uma vez por semana

  • Nunca coloque outro líquido que não seja o especificado

  • Nunca inspecione o sistema quando ele estiver quente, pois há grande risco de queimaduras

  • Troque o líquido uma vez por ano

  • Sempre faça a manutenção preventiva do sistema de arrefecimento em uma oficina especializada ou nos postos autorizados THOMSON-CAR

  • Pesquisas indicam, “Água enferrujada” no radiador desvaloriza o carro na hora da revenda

 

Lembre-se!

Cuidado com o Sistema de Arrefecimento! Siga a orientação de um profissional reparador da sua oficina e do fabricante dos produtos, eles nunca irão deixar você de cabeça quente!

 

 

Fonte:
www.thomson-net.com.br